Terça, 22 Setembro 2015 17:26

Paulo Rink

Escrito por 
Avalie este item
(2 votos)

 

Paulo Rink é ex-jogador do Atlético, curitibano, casado com Raquel e pai de Gustavo e Guilherme. Cursou Educação Física na sua graduação, interrompendo a faculdade no penúltimo ano para se tornar atacante. Atualmente, é empresário e vereador na Câmara Municipal de Curitiba.

Política

Desde 2013, Paulo trabalhou para minimizar o risco social da violência e drogas por meio do esporte, pela saúde, pela transparência e pelo fim do desperdício do dinheiro público.

Improbidade administrativa

Desde 2015, quando assumiu o cargo de segundo secretário da Mesa Executiva da Câmara Municipal, Paulo Rink foi responsável direto pela devolução de cerca de R$ 62 milhões de reais para os cofres públicos. Com novas licitações feitas sob seu gerenciamento, a Casa teve altas reduções nos novos contratos. A renovação no aluguel dos carros, por exemplo, foi fechada por um valor 34,66% menor que o valor pago anteriormente. Os novos contratos de telefonia e ar-condicionado foram efetivados por valores 63,71% e 35% menores, respectivamente.

Esporte

Em três anos de mandato, o vereador Paulo Rink se mostrou comprometido com a promoção do esporte na capital. Foi mais de meio milhão de reais destinado via emenda parlamentar para a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, para projetos de incentivo à prática esportiva, manutenção e instalação de equipamentos, e também para a manutenção do Programa de Atendimento Socioesportivo (PASE). Dentre as principais contribuições, estão duas emendas destinadas a construção de duas canchas sintéticas para uso das comunidades, a construção foi inspirada em um projeto similar da Alemanha, onde o vereador morou vários anos. Além disso, Paulo Rink colaborou com projetos que envolvem a prática de Golfe, Hockey e Taekwondo, além de ajudar com os Jogos da Juventude e outras competições.

Saúde

O vereador Paulo Rink teve ainda grande atuação na saúde municipal. Nos três primeiros anos de mandato foram mais de R$ 290 mil reais destinados à Secretaria Municipal de Saúde via emendas parlamentares. As doações foram utilizadas para auxiliar hospitais da rede pública a adquirem ou reporem materiais em diversas áreas. A principal aquisição foi um tomógrafo para o Hospital do Cajuru, que é utilizado 100% pelo SUS. A ação teve a contribuição de vários vereadores, porém Paulo Rink foi o principal incentivador. Além disso, o vereador auxiliou na aquisição de novos equipamentos para o Hospital Pequeno Príncipe, onde é embaixador do projeto social Gols Pela Vida.

Urbanismo

O projeto do vereador Paulo Rink que normatiza a exploração publicitária nos ônibus para redução da tarifa do transporte coletivo foi aprovado e sancionado pelo prefeito em 2015. O texto prevê que toda a arrecadação seja usada exclusivamente para redução da tarifa. Agora, falta somente a regulamentação da Prefeitura para que o projeto entre em prática e comece a beneficiar os usuários da capital.

Futebol

Paulo Rink iniciou sua carreira nas categorias de base do Clube Atlético Paranaense. O atacante foi destaque na conquista do título Brasileiro da série B, em 1995, e na campanha do Rubro-Negro de 1996, na famosa dupla com Oséias, em que o Furacão terminou na oitava colocação.

Em 1997, Paulo Rink foi contratado pelo time alemão Bayer Leverkusen, por U$ 6 milhões de dólares, a maior quantia paga por um jogador paranaense na época. Com o dinheiro de sua venda, o CAP iniciou o sonho de construir sua Arena. Em 1998, foi convidado pelo treinador Berti Vogts, da seleção alemã, para disputar alguns amistosos, sendo o primeiro jogador brasileiro a defender a Alemanha.

Pela seleção germânica, Paulo Rink disputou 23 jogos, marcando três gols e participando da Copa das Confederações, em 1999, e da Eurocopa, no ano 2000.  O atacante ficou na Europa por mais seis anos, atuando em outras equipes do futebol alemão Nuremberg e Energie Cottbus, no futebol holandês pelo Vitesse e no futebol do Chipre no Olympiakos Nicósia e no Omonia.

O atacante aposentou-se do futebol profissional em 2006, em seu clube de origem e de coração, o Clube Atlético Paranaense. Atualmente é empresário, vereador de Curitiba, marido da Raquel há 21 anos, e pai de dois filhos: Guilherme e Gustavo.

Lido 1188 vezes Última modificação em Quarta, 24 Agosto 2016 19:55

Mídia

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.